Corinthians e Santos buscam alívio na tabela do Brasileirão em reta final de temporada

Com a proximidade do fim do Brasileirão, a situação de Corinthians e Santos começa a se definir na reta final do campeonato. Após a vitória do time de Mano Menezes sobre o Vasco por 4 a 2, a permanência na Série A praticamente se selou. Já o Santos, tendo sido derrotado pelo Fluminense por 3 a 0, precisa se distanciar da zona de rebaixamento nas duas últimas rodadas.

O Corinthians já superou o número de 45 pontos, que historicamente manteve o clube na elite do futebol brasileiro em 16 das 17 edições do Brasileirão por pontos corridos. A última vez que um time foi rebaixado com essa marca foi em 2009, quando o Coritiba não conseguiu escapar na última rodada.

No entanto, ainda há uma vaga em aberto para o rebaixamento, e seis times disputam para evitar a queda para a segunda divisão. É o caso do Corinthians, do Santos, do Vasco, do Bahia, do Cruzeiro e do Fortaleza. Ambos os times dependem apenas de suas próprias forças para permanecerem na Série A em 2024, mas o Corinthians tem uma tarefa teoricamente mais fácil.

A equipe paulista enfrentará o Internacional e o Coritiba nas próximas rodadas, e de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de rebaixamento do Corinthians são extremamente remotas, de apenas 0,008%.

Já o Santos, estando a apenas duas posições acima da zona do rebaixamento, precisa vencer ao menos um dos próximos dois compromissos e torcer por um tropeço do Bahia ou uma derrota do Vasco para se salvar. O cenário de risco é grande, e as probabilidades de rebaixamento do Santos estão em 15,9%.

No entanto, as chances de rebaixamento se concentram principalmente em times como Coritiba, América-MG, Goiás, Bahia e Vasco. O Coritiba e o América-MG, por exemplo, já estão matematicamente rebaixados, e o Goiás está em uma situação bastante delicada, com 99,2% de chances de ser rebaixado.

Dessa forma, as últimas rodadas do Brasileirão prometem emoções intensas e definirão o destino de vários times na elite do futebol brasileiro. É uma reta final decisiva para Corinthians e Santos, que buscam evitar o infortúnio de disputar a segunda divisão em 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo