Mutirão de Ortopedia recebe investimento estadual de R$ 48,5 milhões para atender 26 mil pacientes em São Paulo

O Governador Tarcísio de Freitas anunciou um investimento de R$ 48,5 milhões no novo Mutirão de Ortopedia da Secretaria da Saúde. O objetivo é complementar os repasses para procedimentos ortopédicos de média e alta complexidade em unidades de saúde de todas as regiões de São Paulo, com a intenção de atender mais de 26 mil pacientes que aguardam por essas cirurgias.

Durante a cerimônia na sede da Secretaria da Saúde, no centro da capital, Tarcísio enfatizou a importância dessa iniciativa para aliviar a demanda reprimida de pacientes que aguardam por cirurgias ortopédicas. Ele destacou que o investimento no mutirão é uma prioridade do governo e que o objetivo é zerar essa demanda reprimida e entrar em uma situação de normalidade.

O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, também ressaltou a importância do mutirão, explicando que a intenção é realizar o máximo possível das 26 mil cirurgias ainda este ano. Além disso, a expectativa é manter o mutirão funcionando ao longo de 2024, com o apoio da Tabela SUS Paulista e o incremento de recursos.

Ao pagar complementos aos prestadores de serviços de saúde, a Secretaria da Saúde pretende ampliar o número de cirurgias em todo o estado, visando melhorar o atendimento e a qualidade de vida da população. Essa estratégia faz parte do esforço do Governo de São Paulo para reduzir as filas de espera por cirurgias, especialmente aquelas represadas devido à pandemia.

Segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde, mais de um terço das cirurgias eletivas realizadas em São Paulo em 2023 foram resultado de mutirões. No total, foram realizados 240.450 procedimentos, o que representa 32% do total de 746.911 cirurgias eletivas efetuadas em todo o estado neste ano.

Com o investimento no Mutirão de Ortopedia, o Governo de São Paulo demonstra o compromisso em atender uma demanda expressiva da população que aguarda por procedimentos ortopédicos de média e alta complexidade. A iniciativa reflete o esforço do governo em priorizar a saúde e oferecer um atendimento de qualidade à população paulista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo