Localizado na porção mais oeste da costa africana, o Senegal é considerado um dos países politicamente mais estáveis da África Ocidental, com sucessão de governos civis e democracia vigente desde a década de 1960. Além disso, o país tem uma das economias mais emergentes da região e vive um longo ciclo de crescimento. Essa estabilidade política e crescimento econômico têm atraído a atenção diplomática do governo brasileiro, que busca recuperar o espaço perdido nos últimos anos.
O embaixador do Brasil no Senegal, Bruno Cobuccio, destacou a longa história de cooperação e amizade entre os dois países, marcada pelo compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável, a democracia e a promoção da paz. Iniciativas significativas em áreas como educação, saúde, agricultura e energia têm fortalecido os laços entre Brasil e Senegal.
Na área comercial, as principais trocas envolvem produtos agrícolas e da pecuária. Recentemente, o governo do Senegal importou cerca de 300 touros Guzerá, uma subespécie da raça Zebu, do Brasil, visando promover o melhoramento genético do gado do país. Além disso, acordos de cooperação na área agrícola com pequenos produtores, inspirados na experiência brasileira, têm sido bem-sucedidos.
Além das relações comerciais, o Brasil tem buscado fortalecer a cooperação militar no Senegal. A atuação de grupos extremistas armados na região tem intensificado a diplomacia militar entre os dois países. Exercícios militares anuais coordenados entre as Marinhas do Brasil, da França, dos Estados Unidos e de diversos países da costa oeste da África têm fortalecido a vigilância marítima, especialmente no Golfo da Guiné.
Ademais, o Brasil tem um Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) que pode fornecer apoio nesse tipo de cooperação. Além disso, aviões militares brasileiros, fabricados pela Embraer, já operam em países vizinhos do Senegal, como Burkina Faso, Mali e Mauritânia.
Em meio a essa crescente cooperação, o governo brasileiro manifestou interesse em restabelecer programas descontinuados nos últimos anos, como ações de promoção cultural entre os países e de ensino do português no Senegal. Esses esforços têm o potencial de fortalecer ainda mais os laços entre Brasil e Senegal.
O Brasil enxerga no Senegal, e em países africanos vizinhos, uma importante parceira de cooperação e tem buscado fortalecer os laços para benefício mútuo. A diplomacia, comércio e cooperação militar são áreas prioritárias nessa relação em constante crescimento.