Nesta semana, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema está realizando mutirões de atividades casa a casa como medida intensiva no combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e Chikungunya. A primeira região a receber o mutirão foi a Sul, na manhã desta terça-feira (28), com a visita de 10 agentes de combate às endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eldorado. As visitas ocorreram nas residências das ruas dos Ciprestes e das Palmeiras, para vistoriar as casas e orientar a população.
Estas ações fazem parte da programação da Semana de Mobilização para Ações de Controle das Arboviroses Urbanas, incentivada pela Secretaria do Estado da Saúde. Adicionalmente, neste mês, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue (19).
De acordo com os registros da Secretaria da Saúde, desde o início do ano foram identificados 174 casos autóctones (contraídos no município) de dengue. No mesmo período do ano anterior, foram registrados 135 casos, representando um aumento de 28,8%.
No dia de amanhã (29/11), a equipe estará percorrendo as ruas do Jardim Ruyce para a colocação de telas em caixas d’água com problemas (rachadas ou quebradas), que representam um ambiente favorável para a criação do Aedes aegypti. As residências já foram identificadas previamente pela equipe de saúde e a ação é uma medida provisória para que o morador em situação irregular possa ter tempo para se adequar ou trocar o reservatório de água, visto que a tela possui uma vida útil de seis meses.
Para finalizar a semana, na sexta-feira (01/12), na UBS Paineiras, haverá uma exposição de larvas e mosquitos da dengue para que a população possa conhecê-los e identificar o causador da doença. Além disso, haverá um mutirão das equipes de agentes de combate às endemias e comunitários da UBS Centro no território.
Essas ações visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito transmissor dessas doenças, além de tomar medidas práticas para reduzir a proliferação do Aedes aegypti. A Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância da colaboração de todos os moradores no combate ao mosquito, adotando medidas de prevenção e eliminando possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti em suas casas.