Os interessados em adotar um animal devem ter mais de 18 anos, apresentar um comprovante de endereço em seu nome, além dos documentos pessoais, como RG e CPF. Durante o processo de adoção, o adotante passará por uma breve entrevista e será solicitada a assinatura de um termo de compromisso pela posse responsável.
A participação na feira de adoção é fundamental para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade. Por isso, os novos tutores devem exercer a posse responsável, garantindo que o animal não será abandonado novamente.
No entanto, é importante ressaltar que a feira de adoção não será realizada no mês de dezembro. No lugar, Santo André irá promover o Dezembro Verde, um período dedicado à conscientização contra o abandono de animais. De acordo com o diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão, dezembro registra um alto índice de abandono de pets devido às viagens e férias das famílias.
Desde o seu lançamento em 2017, a feira de adoção “Eu Amo, Eu Adoto” já ajudou mais de três mil animais a encontrar um novo lar, com 480 pets adotados apenas entre janeiro e agosto deste ano. Todos os animais disponibilizados na feira são vacinados e vermifugados, e os que têm mais de quatro meses já são castrados ou terão o procedimento agendado em clínicas credenciadas pela prefeitura.
Portanto, para aqueles que desejam adotar um animal de estimação e proporcionar a ele um novo lar, a feira de adoção “Eu Amo, Eu Adoto” é uma excelente oportunidade. A cidade de Santo André espera a presença de todos neste domingo, no Parque Central, para ajudar esses animais a encontrarem uma nova família.