Alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro premiados com tablets e notebooks em concurso sustentável.

Na última semana, alunos de escolas públicas de municípios do Rio de Janeiro foram premiados com tablets, notebooks e smartphones em um concurso que avaliou projetos baseados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. O concurso Transformando Ideias em Ações Sustentáveis premiou os três melhores projetos das categorias robótica, sustentabilidade e ações de integração em torno da comunidade escolar.

O evento é uma realização da A Glocal Experience Rio – plataforma de ideias e ações para cumprimento da Agenda 2030 em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Nesta segunda edição, que prossegue até sábado (25), a plataforma realiza um festival sobre sustentabilidade na Marina da Glória, apresentando conteúdos, arte, cultura e tecnologia.

Os prêmios foram distribuídos de acordo com a categoria e consistiram em um notebook para o primeiro colocado, um tablet para o segundo e um smartphone para o terceiro. Os projetos vencedores envolveram iniciativas criativas e sustentáveis, oferecendo soluções práticas para questões ambientais.

Na categoria robótica, o primeiro colocado desenvolveu um sistema de irrigação automático para a horta da escola, que capta água da chuva e dos aparelhos de ar-condicionado. Na categoria sustentabilidade, o vencedor criou um aplicativo para indicar o descarte correto de diversos tipos de lixo. Já na categoria de ações de integração, o grupo vencedor arrecadou fundos para comprar uma impressora para a escola através da venda de sucata.

O concurso recebeu inscrições de 88 escolas públicas das 15 regionais da Seeduc e contou com a participação de 246 alunos. A Águas do Rio patrocinou o concurso, possibilitando o envolvimento dos estudantes e a realização de seus projetos, que visam alinhar-se com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A parceria da Glocal Experience Rio com a Seeduc foi crucial para o sucesso do concurso, segundo a subsecretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Joilza Rangel. Com o objetivo de promover a consciência e a prática sobre os ODS, o concurso demonstrou a potência de talentos existente na rede de ensino.

Os projetos premiados foram reconhecidos pela importância de oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para questões relacionadas ao meio ambiente e à comunidade escolar. As atividades da Glocal Experience Rio continuam até sábado (25), na Marina da Glória, com entrada gratuita. O festival sobre sustentabilidade apresenta uma variedade de conteúdos, arte, cultura e tecnologia, demonstrando o engajamento da nova geração na busca por soluções para desafios globais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo