Reformulação Curricular: Novidades no Ensino Médio da rede estadual de São Paulo atendem demanda de alunos e professores

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo anunciou mudanças significativas para o currículo escolar do ano letivo de 2024, em resposta a demandas de alunos e professores. Uma das medidas anunciadas é o aumento do tempo dedicado ao aprendizado de matemática e língua portuguesa para os estudantes do Ensino Médio da rede estadual. O tempo de aulas de matemática terá um aumento de 70%, enquanto o de língua portuguesa será de 60%, refletindo o desejo de um currículo mais focado nos interesses comuns.

Além disso, a volta das matérias de física, geografia e história à grade curricular da 3ª série do Ensino Médio também foi anunciada, atendendo a uma demanda antiga. Outras novidades incluem a introdução de novos componentes curriculares para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

As mudanças também contemplam aulas de orientação de estudos voltadas para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental e a preparação para o vestibular, para alunos da 3ª série do Ensino Médio. Segundo a diretora pedagógica da Seduc, Bianka de Andrade Silva, “estamos muito felizes em poder atender a uma demanda da rede, das nossas escolas e dos nossos alunos, aumentando a carga horária do ensino médio de língua portuguesa, matemática, história, geografia e física. E dedicando um lugar concreto na grade curricular à questão da defasagem de aprendizagem”.

Além disso, as escolas estaduais oferecerão aulas de educação financeira para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As aulas de tecnologia e inovação também terão um acréscimo de 50% do 6º ao 9º ano, passando de uma para duas aulas por semana.

Essas mudanças representam um esforço para atender a demandas dos estudantes e professores, promovendo um ensino mais alinhado com as necessidades e interesses da comunidade escolar. A Secretaria da Educação reforça o compromisso em oferecer uma educação de qualidade e mais conectada com a realidade dos jovens estudantes.

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