De acordo com o senador, seis estados e várias capitais e municípios já aprovaram a data de Zumbi como feriado em suas regiões. Os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo já têm o feriado aprovado. Paim enfatizou a importância do feriado como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que sonhava com uma sociedade inclusiva onde negros, brancos e indígenas pudessem viver em parceria.
O senador destacou que o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um momento importante para a reflexão e o debate sobre diversas formas de preconceito, discriminação e racismo que afetam a sociedade. Ele enfatizou que estas questões impactam pretos, pardos, brancos, quilombolas, indígenas, idosos, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, pobres, mulheres, moradores de rua, desempregados, imigrantes e refugiados.
— Estamos resgatando a luta do nosso povo, oportunizando uma data simbólica para a reflexão das nossas origens, da nossa negritude, da nossa brasilidade. Somos o que somos e o que queremos ser e sentir. Somos parte deste momento enorme, mosaico de gente, de milhares de gestos, risos, lágrimas, de cores, sabores e de culturas, que é o nosso gigante Brasil.
A votação e consequente aprovação desse projeto para declarar feriado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra representaria um avanço significativo na promoção da igualdade racial e no reconhecimento da importância histórica e cultural da luta contra o racismo no Brasil. A tomos os cidadãos do país.