Brasil tem desempenho histórico no Parapan de Santiago com atletas experientes e jovens talentos garantindo medalhas.

O arqueiro cearense Eugênio Franco conquistou nesta quarta-feira (22) uma medalha de ouro para o Brasil no Parapan de Santiago (Chile). Com 63 anos de idade, Franco, que é o atleta mais experiente da delegação brasileira na capital chilena, venceu o norte-americano Jason Tabansky por 135 a 123 na final do tiro com arco composto da classe WH1, que engloba atletas com deficiências graves em três ou quatro membros. Além do ouro de Franco, o Brasil subiu ao pódio mais de 40 vezes somente neste dia, consolidando a liderança no quadro de medalhas.

Franco revelou que sua expectativa para os Jogos de Paris em 2024 é muito grande, pois deseja trazer a primeira medalha do tiro com arco para o Brasil. Ele completará 64 anos no dia 15 de dezembro e enfrenta a espondilite anquilosante, uma doença reumática que afeta suas articulações.

Na natação, o Brasil também teve um dia repleto de conquistas, com diversos pódios. A pernambucana Carol Santiago garantiu o ouro nos 50m livre classe S12, com o tempo de 27s18, seguida pela paraense Lucilene Sousa, que conquistou o bronze. Na prova dos 100m livre, Carol voltou a vencer, enquanto Lucilene ficou com a prata. Ambas atletas ainda expressaram satisfação em representar o Brasil em competições paralímpicas de alto nível.

No masculino, o gaúcho Roberto Alcade garantiu o ouro nos 100m peito da classe SB5, enquanto o brasiliense Wendell Belarmino alcançou o ouro nos 100m costas da classe S11. No tiro com arco, o mineiro Gabriel Araújo conquistou a terceira medalha de ouro em Santiago, com o melhor tempo nos 50m livre da classe S2. Multimídia relacionada.forRoote.

Essas vitórias reforçam o desempenho impressionante da delegação brasileira no Parapan de Santiago e aumentam o prestígio do Brasil nas competições paralímpicas. Com atletas talentosos e dedicados, o país se destaca como uma potência esportiva em competições adaptadas. Que essas conquistas sirvam de inspiração para novos talentos e reforcem a importância do esporte para promover a inclusão e superar desafios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo