O evento visa discutir os desafios enfrentados pelos gestores públicos na implementação desse modelo de ensino, que é considerado um dos mais efetivos para o desenvolvimento das crianças. O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, será um dos palestrantes. Além disso, o seminário contará com a participação de Claudia Costin, Presidente do Instituto Singularidades; Raquel Franzim, Coordenadora-Geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC); Olavo Nogueira Filho, Diretor Executivo do Todos pela Educação; Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo; Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC; e Eduardo Cézar da Silva, membro do Fórum Nacional da Educação (FNE), entre outros.
O seminário foi idealizado após uma fiscalização do órgão demonstrar que quase metade das Prefeituras paulistas ainda não atendeu à meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que exige que pelo menos 25% dos alunos do ensino básico estejam matriculados em escolas em tempo integral, e o prazo se encerra em junho de 2024.
“Percebemos que muitos gestores não sabem o que são escolas em tempo integral. Como investimos também em nosso papel pedagógico junto aos governos, decidimos reunir alguns dos maiores especialistas no assunto para discutir definições e apontar caminhos”, explicou o Presidente da Corte, Conselheiro Sidney Beraldo. “Nosso único objetivo é ajudá-los a compreender melhor esse modelo para aprimorar a educação no Estado”, completou.
No primeiro dia do seminário, foram discutidos conceitos relacionados ao tema e a importância das escolas em tempo integral na primeira infância. Já no segundo dia, os debates abordarão desafios e caminhos para o sucesso do modelo. Além disso, serão apresentados casos de sucesso, como o do Centro de Excelência Atheneu Sergipense e da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, do Ceará, vencedora de uma das seis categorias do prêmio internacional “Melhores Escolas do Mundo” de 2023.
A Associação Paulista de Municípios recomenda a todos os gestores públicos que acompanhem e participem desse importante evento. O Semear será transmitido, em tempo real, pelo canal do TCESP no Youtube. As inscrições, presenciais e virtuais, já podem ser feitas através do link indicado no site do TCESP. Esta é uma oportunidade única para debater questões tão relevantes para a educação no estado de São Paulo.