O investimento em videomonitoramento também fortaleceu a integração entre a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e a Guarda Civil Municipal (GCM) com o governo do Estado, por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil. A parceria no compartilhamento das filmagens reforçou o combate à criminalidade.
A Central de Monitoramento de Diadema já liberou 31 filmagens à Polícia Civil, que auxiliaram na elucidação de três homicídios, uma tentativa de homicídio, e outras ocorrências. Além disso, a Polícia Militar requisitou duas filmagens das câmeras municipais.
Inaugurado em dezembro de 2022, o novo Centro de Monitoramento dispõe de 340 câmeras, sendo 150 posicionadas nos totens de vigilância e 190 instaladas dentro e fora das escolas. O objetivo da Prefeitura é expandir a vigilância eletrônica pelo município, incluindo a integração de outras câmeras privadas.
O Centro de Monitoramento registrou, entre os dias 8 e 13 de novembro, diversos casos que evidenciam a eficácia do sistema de câmeras e alarmes das escolas municipais e totens de vigilância no apoio à intervenção da GCM. Nenhuma das ocorrências resultou em roubos, furtos ou danos às unidades escolares.
No dia 13 de novembro, a Central de Videomonitoramento acionou equipes da GCM para atender duas ocorrências noturnas de invasão. Em ambos os casos, os indivíduos foram devidamente abordados e orientados pelos guardas municipais.
O Centro de Monitoramento também foi acionado pelo “botão de pânico” de dois totens, em ocasiões envolvendo mulheres que pediram socorro. As equipes da GCM foram enviadas para atender as vítimas e prestar apoio nos casos de agressão.
A eficiência do Sistema de Monitoramento de Diadema tem se mostrado crucial no auxílio às autoridades e na prevenção de crimes. Com a integração de diferentes órgãos de segurança, a cidade se beneficia de um ambiente mais seguro e monitorado, proporcionando maior tranquilidade e proteção às suas instituições e moradores.