Entre os representantes que são esperados para participar do evento estão o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas Junior, e o presidente da FCP, João Jorge Santos Rodrigues. Além disso, também são aguardados representantes da prefeitura de Maceió e do governo de Alagoas, assim como representantes dos Ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que devem realizar discursos entre 12h e 12h30. A presença da ministra Anielle Franco ainda não está confirmada, já que ela participará, no mesmo horário, da assinatura do Pacote de Igualdade Racial no Palácio do Planalto.
Além de marcar o aniversário do assassinato de Zumbi dos Palmares, o evento também celebrará os 20 anos do lançamento da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que foi lançada na Serra da Barriga pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. Essa política é considerada um marco da liberdade pelas comunidades negras e foi lançada oito anos antes do Dia da Consciência Negra, que foi instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
Além das solenidades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, a Fundação Cultural Palmares promoveu no último domingo um seminário intitulado “Arte, Cultura Palmarina – 35 anos”, na Universidade Federal de Alagoas. O evento contou com dois painéis, um sobre o patrimônio e a memória da cultura negra, com debatedores e representantes de comunidades quilombolas, de comunidades religiosas de matriz africana e de entidades do patrimônio afro-brasileiro, e outro sobre medidas de fomento e de promoção da cultura afro-brasileira, com a presença de comunicadores, produtores audiovisuais e produtores culturais.
Portanto, a celebração do Dia da Consciência Negra no Parque Memorial Quilombo dos Palmares promete ser um evento marcante, com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil e performances artísticas que destacarão a importância da cultura negra e a luta contra a escravidão.