A USP é reconhecida por seu prestígio acadêmico, ocupando o primeiro lugar entre as universidades da América Latina, segundo o ranking QS, e sendo a líder do Ranking Universitário Folha (RUF). As vagas disponíveis são divididas em 4.888 para a chamada ampla concorrência (alunos de escolas particulares), 2.053 para candidatos da escola pública e 1.206 para estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas) de escolas públicas. Além disso, a USP oferecerá 1.500 vagas pelo Enem e outras 1.500 pelo Provão Paulista, um novo vestibular seriado que será aplicado para todos os estudantes do ensino médio de escolas estaduais em São Paulo.
Os candidatos enfrentarão uma prova de conhecimentos gerais, composta por 90 questões de múltipla escolha abrangendo disciplinas como biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química, incluindo algumas questões interdisciplinares. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, horário de início da prova, que ocorrerá até as 18h.
Após a primeira fase, a lista de convocação e os locais das provas da segunda fase serão divulgados no dia 1º de dezembro no site da Fuvest. Para se classificar, será necessário acertar pelo menos 30% da prova da primeira fase, o que equivale a 27 questões. A segunda fase será realizada em dois dias, com a realização de questões de português, interpretação de texto, gramática, literatura e redação no primeiro dia, e questões sobre disciplinas específicas de acordo com a escolha da carreira no segundo dia.
A divulgação da primeira chamada para a matrícula, com a lista de aprovados na Fuvest 2024, está prevista para o dia 22 de janeiro de 2024, com o período de matrículas aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Todo o processo de matrícula será virtual e divulgado no Guia do Vestibular 2024. Para os candidatos que optaram pelas vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas, como Escola Pública (EP) ou Pretos, Pardos e Indígenas (PPI), será necessária a confirmação de sua condição durante a matrícula, sujeita à análise de uma banca de heteroidentificação.