Onda de calor: São Paulo tem quatro cidades com temperaturas acima dos 40ºC, diz Inmet

Nesta sexta-feira (17), o estado de São Paulo registrou temperaturas acima de 40ºC em quatro cidades, de acordo com medição parcial realizada às 15h pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Valparaíso, no noroeste do estado, foi a localidade com a temperatura mais alta, atingindo 41,1°C e registrando a sétima maior temperatura do país.

Outras cidades que também registraram temperaturas elevadas foram Lins (40,8°C), Ibitinga (40,2°C) e Dracena (40,2°C). A capital paulista não ficou de fora, alcançando a marca de 35,8ºC, de acordo com a medição no Mirante de Santana, na zona norte. Este foi o décimo dia consecutivo com temperaturas acima de 30ºC na cidade de São Paulo.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste do país têm sofrido com uma onda de calor desde o dia 8 de novembro, sendo a oitava registrada no Brasil este ano. A maior temperatura no país nesta sexta-feira foi em Porto Murtinho (MS), com 43,1°C.

No entanto, a previsão aponta para uma mudança drástica no tempo a partir do sábado (18), quando uma frente fria deverá chegar ao estado, provocando uma queda significativa na temperatura e trazendo a possibilidade de temporais, com rajadas de vento variando entre 80 km/h a 100 km/h e queda de granizo em algumas regiões. No domingo, a previsão é de que os temporais se espalhem pela área central do país.

Até o feriado de segunda-feira (20), a expectativa é de grandes volumes de chuva em diversas regiões, incluindo o centro-norte de São Paulo, a capital e região metropolitana, faixa litorânea, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Na lista das temperaturas mais altas registradas nesta sexta, além das cidades paulistas, Porto Murtinho (MS) foi a localidade com a maior temperatura, atingindo 43,1°C. Em Três Lagoas (MS) a temperatura chegou a 42,5°C, seguida por São Romão (MG) com 42,0°C. Alegre (ES) e Valparaíso (SP) empataram com 41,3°C.

A chegada dessa onda de calor e a mudança radical nas condições climáticas levantam ainda mais questões sobre as mudanças climáticas e a necessidade de enfrentar os desafios resultantes delas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo