Nesta quarta-feira (15), várias cidades do interior do Rio Grande do Sul sofreram com a queda de granizo. A previsão do Inmet é de que a instabilidade continue na quinta (16) e sexta-feira (17), com novos temporais atingindo áreas dos três estados da região Sul.
Até amanhã, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com valores diários acima de 100 milímetros em algumas localidades. Até sábado (18), o volume nessas áreas pode superar os 300 milímetros. Em contrapartida, no sul do Rio Grande do Sul e norte do Paraná, também há previsão de volumes de chuva pontuais em torno de 50 milímetros, acompanhados de eventual ocorrência de temporais.
Diante dessa situação, a Defesa Civil orienta a população a verificar as condições do telhado de suas casas e árvores no entorno, adotando medidas preventivas caso seja necessário realizar reparos. Durante as chuvas, a orientação é buscar segurança, desligando eletrônicos das tomadas e fechando bem portas e janelas.
O número do Corpo de Bombeiros (193) deve ser acionado em caso de emergências. Com base nas previsões do Inmet, é importante que a população da região Sul do Brasil esteja atenta e tome as devidas precauções para evitar possíveis danos em decorrência das tempestades esperadas nos próximos dias.