Para minimizar os impactos do aumento do fluxo de carros, o DER anunciou que terá equipes de reforço nas estradas. Serão 420 agentes de trânsito e 355 veículos, incluindo caminhonetes de inspeção, vans, motocicletas e guinchos leves e pesados, além de 136 contadores veiculares para estudos de tráfego.
As informações sobre as condições das rodovias serão divulgadas em tempo real nos painéis de mensagens variáveis (PMVs) e nas redes sociais do departamento. O monitoramento também contará com o apoio das câmeras de circuito fechado de TV e drones para captação de imagens aéreas e avaliação de cenários.
Bases móveis com antenas via satélite estarão posicionadas em locais sem alcance de sinal de internet, permitindo uma melhor comunicação e atualizações dos aplicativos de deslocamento utilizados nos veículos. Haverá também o caminhão ‘papacone’, especializado em modelar vias alternativas com o uso de cones.
Para garantir uma viagem mais tranquila, o DER orienta que os motoristas evitem os horários de maior movimentação. Caso haja emergências, os usuários podem entrar em contato direto com o DER por meio do telefone 0800 055 5510.
Além disso, o departamento divulgou os melhores horários para viajar, como quarta-feira (15) das 0h às 07h e das 19h às 0h, e na segunda-feira (20) das 0h às 9h e das 21h às 0h. Também está disponível o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp para mais informações.
Com a expectativa de tráfego de 1.216.775 veículos, o DER busca garantir a segurança e a fluidez no trânsito durante este período de feriado prolongado. A iniciativa visa minimizar os transtornos e proporcionar uma viagem mais tranquila e segura para os motoristas e usuários das estradas.