Desenvolvida pela startup Talk2U, com colaboração de jovens e especialistas na área, a Kefi foi projetada para dialogar com o público adolescente e jovem, conforme ressaltou Luciana Phebo, chefe de Saúde, Nutrição e HIV/AIDS do Unicef no Brasil. O acesso ao chatbot pode ser feito pelo número de Whatsapp +55 11 5197-4395 ou através do link: https://bit.ly/Kefi.
No Brasil, dados recentes do Ministério da Saúde apontam que, em 2021, foram notificados 40.880 casos de HIV positivo, sendo quase metade (18.013) registrados em pessoas de 15 a 29 anos de idade. Contudo, muitos jovens e adolescentes não recebem o acolhimento adequado ao receber o diagnóstico, o que evidencia a importância de ferramentas como a Kefi.
De acordo com Luciana Phebo, informações que possam transformar a vida das pessoas com HIV, como a realização de testes e a adesão ao tratamento, são fundamentais. A adesão precoce ao tratamento diminui a chance de transmissão do vírus, além de oferecer apoio psicossocial aos pacientes. A chefe de Saúde também destacou que a inteligência artificial pode ser usada para o bem, como no caso da Kefi, que oferece um ambiente confidencial e acessível.
O Unicef identificou que a informação acessível desempenha um papel crucial no acolhimento e na adesão ao tratamento por parte de adolescentes e jovens recém-diagnosticados com HIV. Por isso, a criação do chatbot Kefi foi focada em proporcionar um espaço humanizado, empático e confiável. A diretora e representante do Unaids no Brasil, Claudia Velasquez, enfatizou a importância do Kefi no combate ao estigma e na oferta de informações simples e acessíveis aos jovens soropositivos.
Enquanto a chefe de Saúde, Nutrição e HIV/AIDS do Unicef no Brasil, Luciana Phebo, ressaltou a intenção por trás do desenvolvimento da IA Kefi, destacando que a ferramenta foi concebida para orientar e proporcionar segurança aos adolescentes e jovens soropositivos, visando estimular a rápida adesão ao tratamento. Em suma, a ferramenta de inteligência artificial Kefi representa um avanço significativo no apoio à juventude e na promoção da saúde, evitando o afastamento do tratamento necessário.