MC Hariel Promove Aula Aberta na Unicamp Sobre Filosofia do Funk e Transmissão de Conhecimento pela Cultura Periférica.

Na última quarta-feira, 8 de novembro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu a visita do MC Hariel, que realizou uma aula aberta dedicada à troca de ideias sobre filosofia, linguagem, arte e cultura. Durante o evento, o artista compartilhou detalhes sobre o processo de construção do seu mais recente álbum, “Alma Imortal”.

Com o intuito de promover o diálogo e compartilhar perspectivas, Hariel abordou os princípios filosóficos que fundamentaram a concepção do álbum, fornecendo uma compreensão mais profunda de sua jornada criativa aos presentes. O auditório foi preenchido por um público diversificado, composto por professores, alunos e visitantes, muitos dos quais admiradores fervorosos do trabalho do artista, aficionados pelo universo do funk, ou simplesmente curiosos diante da proposta da “filosofia do funk”, tema da aula aberta.

Ao refletir sobre as ideias presentes nas letras de MC Hariel, observamos que o artista aborda questões sociais e políticas significativas. Em sua música “Milionários”, ele destaca a valorização da inteligência e a importância do silêncio estratégico. Já na canção “Decepção”, Hariel faz uma conexão profunda entre as decepções vivenciadas, a carência material simbolizada pela fome, e seu impacto nas realizações acadêmicas.

Essas letras expressam uma leitura crítica da realidade social experimentada pelo artista e pela coletividade à qual ele pertence. Ao abordar o valor da inteligência e do silêncio, bem como a situação escolar da população periférica, Hariel tece reflexões críticas a partir de suas vivências como sujeito periférico, utilizando o funk como veículo de comunicação e transmissão de conhecimento.

A aula aberta de MC Hariel é um exemplo vivo do potencial do funk como uma ferramenta de transmissão e produção de conhecimento. Ao inserir-se em uma tradição oral, o funk não apenas representa as realidades das periferias, mas também pode moldar essas realidades, ampliando a presença das comunidades marginalizadas na narrativa cultural e proporcionando acesso à informações e diferentes perspectivas.

Além disso, a aula evidencia que a contribuição intelectual não está restrita à formação acadêmica tradicional. A jornada de MC Hariel, marcada pela não conclusão do ensino básico escolar, ressalta que a sabedoria não se limita a diplomas, mas se manifesta também nas letras de funk, erguendo vozes e perspectivas que merecem ser legitimadas e celebradas.

Portanto, a aula aberta de MC Hariel na Unicamp foi não apenas uma oportunidade para os presentes compreenderem a construção de seu álbum, mas também um momento para refletir sobre a importância e o potencial do funk como uma expressão cultural e intelectual. A iniciativa de Hariel mostrou que a periferia tem muito a contribuir para o pensamento social contemporâneo, desafiando preconceitos e estereótipos sobre a produção de conhecimento.

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