O jogo começou com um gol do time da casa, o Bragantino, aos dois minutos, quando Vitinho chutou da entrada da área, a bola bateu na trave esquerda de Lucas Perri, desviou no goleiro e sobrou limpa para Thiago Borbas abrir o placar sem dificuldades. Dez minutos depois, Tiquinho Soares deixou o campo devido a dores e foi substituído por Diego Costa.
O Botafogo conseguiu se reorganizar durante uma pausa para hidratação e retornou com muita força, se recuperando com eficiência e empatando o jogo aos 35 minutos, com chute de fora da área de Victor Sá, que virou o jogo aos 37 minutos, quando Eduardo aproveitou a bola mal afastada pela zaga e chutou forte na pequena área para vencer Cleiton.
No segundo tempo, o Bragantino procurou mais o jogo, enquanto o Botafogo buscava o contra-ataque e tentava atrasar o jogo. O Massa Bruta levantou muitas bolas na área, a maioria afastada por Adryelson. Alerrandro, que entrou na segunda etapa, levou perigo em um chute da entrada da área. No entanto, o Botafogo conseguiu resistir por um tempo, mas acabou cedendo ao empate aos 51 minutos, quando Thiago Borbas desviou de cabeça o cruzamento que veio da direita e definiu o placar final da partida.
O resultado do jogo tirou o Botafogo da liderança, ainda comandado por Lúcio Flávio, pela primeira vez desde abril, embora o time ainda tenha um jogo a mais por fazer em relação ao Palmeiras. O próximo compromisso do time será diante do Fortaleza, no dia 23, no Castelão. Na mesma data, o Bragantino enfrentará o Flamengo no Maracanã.
Além disso, o Grêmio teve uma grande decepção ao perder por 1 a 0 para o Corinthians, apesar de ter tido altas expectativas para a rodada, que poderia colocar o Tricolor Gaúcho na liderança do Brasileirão, pelos critérios de desempate. Essa vitória é mais um alívio para o Corinthians, que foi a 44 pontos, momentaneamente em 11º, enquanto o Grêmio, ainda com 59 pontos, segue na briga pelo título e tem como próximo compromisso o duelo com o Atlético-MG, no dia 26, em Belo Horizonte.
Em um gramado bastante castigado, nenhuma das duas equipes conseguiu estabelecer um padrão e a jogada do gol corintiano foi trabalhada pelo alto, com Romero tocando na saída de Gabriel Grando sem deixar a bola tocar no chão. Na segunda etapa, Bruno Alves, do Grêmio, também foi expulso de forma direta após atingir Fagner. O jogo seguiu baseado mais na força do que na criatividade, e mesmo com mais 10 minutos de acréscimos o placar não foi mais alterado.
Este foi um fim de semana cheio de reviravoltas, surpresas e emoções no Campeonato Brasileiro de 2023. E as expectativas para os próximos jogos continuam altas, com muita disputa e ansiedade entre as torcidas.