É fundamental que os estudantes levem caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e um documento de identificação válido, seja físico ou digital. O cartão de confirmação de inscrição também é aconselhável para apresentar no dia do exame.
Os documentos de identificação válidos incluem cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Além disso, os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital são aceitos, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. As capturas de tela não serão aceitas.
Como se trata de um exame longo, é recomendado que os candidatos levem lanches e água para se manterem confortáveis e nutridos durante a realização da prova.
A abertura dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 e o término previsto para as 18h30, sendo permitido sair com o caderno de provas a partir das 18h.
No edital do Enem está estabelecido que alguns objetos não podem permanecer com os candidatos durante a prova. Óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico que deverá estar desligado e guardado no envelope porta-objetos. A revista eletrônica será realizada e a recusa sem justificativa dessas vistorias pode ser motivo de eliminação.
Ademais, é importante respeitar as normas de conduta estabelecidas, pois a comunicação com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova, o uso de livros, notas, papéis ou impressos, a captura ou divulgação da realização da prova, entre outros comportamentos inadequados, podem levar à eliminação do candidato.
As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu, bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo ProUni, para obter financiamento estudantil pelo Fies e também para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras. Cabe destacar que a participação no exame é fundamental para o acesso a tantas oportunidades educacionais.