A divulgação do gabarito oficial está prevista para até três dias úteis após a realização do segundo dia de prova pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), de acordo com o edital do exame. No entanto, a Folha fez uma parceria com o Objetivo para disponibilizar uma correção extraoficial das provas, que será publicada nesta página.
Neste segundo dia de provas, os estudantes terão meia hora a menos para resolver as questões, que englobam as disciplinas de biologia, física, química e matemática. Os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília), com o exame iniciando às 13h30.
O primeiro dia do Enem deste ano foi elogiado por educadores e foi o primeiro sob o comando do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O exame voltou a abordar questões sobre a ditadura e temas como desigualdade de gênero, envelhecimento da população, história da Palestina, migração de judeus para o Brasil e racismo.
Além disso, os candidatos tiveram que fazer uma redação com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Para os estudantes que estão na reta final do Enem, algumas dicas podem ser úteis. É importante relaxar e manter o foco, fazer exercícios físicos para controlar o estresse, fazer um checklist do que levar no dia da prova, conferir o local da prova e os caminhos para chegar até lá, e buscar relaxar e se divertir no dia anterior ao exame. A atividade física acaba ajudando a relaxar e o lazer ajuda a manter o foco e a controlar o estresse nos dias que antecedem a prova.