Estima-se que mais de 500 mil residências na capital e na região metropolitana ainda sofrem com problemas de falta de energia, de acordo com a Entidade Nacional de Eletricidade (ENEL). Contudo, a empresa afirma que a situação será normalizada ao longo desta semana.
Muitos moradores compartilharam suas experiências negativas decorrentes da falta de energia. A professora de redação Deborah Garbez, moradora do Parque João Ramalho, em Santo André, relatou que a falta de energia prejudicou seu trabalho, inclusive a correção de provas, e afetou diretamente o tratamento de diabetes de sua avó e marido.
Em Mauá, comerciantes como Roberto Ramos, morador do bairro Nova Mauá, enfrentaram dificuldades extras, visto que as câmaras frigoríficas dos açougues pararam, resultando no descarte de carnes, frios, laticínios e frutas. Ramos reclamou ainda que, apesar dos prejuízos, os comerciantes sequer foram ressarcidos pela Enel.
Já no bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano, foi necessário o contato de diversos moradores com a Enel para resolver a questão. O empresário Francisco Petrucy viu seu restaurante permanecer fechado desde sexta-feira devido à falta de energia.
A moradora Margarete Suzano Di Cicco descreveu sua dificuldade em entrar em contato com a empresa, e falou sobre os prejuízos que teve em razão da falta de energia elétrica, incluindo a perda de alimentos. Para solicitar a indenização por danos elétricos, a Enel disponibiliza canais de atendimento, como o aplicativo Enel São Paulo, site e telefone.
Assim, diante dos impactos generalizados causados pela falta de energia, os munícipes afetados tornaram-se protagonistas na cobrança por soluções por parte da Enel. A busca por ressarcimento por danos elétricos permanece como uma demanda legítima para quem teve prejuízos em decorrência desses problemas.