Apesar da situação, as aulas estão ocorrendo normalmente na rede estadual de ensino. Caso alguma escola esteja com dificuldades, a Secretaria da Educação informou que será disponibilizado conteúdo por meio do Centro de Mídias e os pais e responsáveis dos alunos serão avisados caso alguma unidade precise ser fechada.
No Centro Paula Souza, as aulas estão sendo realizadas de forma remota na Etec Getúlio Vargas, na capital, e nas Etecs de Itapetininga e Piraju. Nas universidades, USP, Unesp e Unicamp têm atividades normais.
Em relação à saúde, os hospitais e demais equipamentos estão funcionando normalmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A pasta afirmou que todas as unidades possuem geradores para suprir eventuais problemas no fornecimento de energia.
Em relação ao transporte público, o metrô, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e os ônibus da EMTU estão operando normalmente.
Quanto aos serviços públicos, todas as unidades do Poupatempo estão abertas nesta segunda-feira. Caso algum posto apresente problemas de falta de energia elétrica, haverá orientação para reagendamento. A Prodesp, empresa de tecnologia do governo do estado, garantiu que o datacenter está funcionando normalmente, com todos os serviços digitais operantes.
O atendimento na rede de restaurantes e nas unidades móveis do Bom Prato também está mantido, conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento Social.
No que diz respeito ao abastecimento de água, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) pediu que os moradores da capital e da Grande São Paulo economizem água até a completa normalização do abastecimento. A falta de energia elétrica prejudicou instalações e estações elevatórias da companhia, afetando o nível dos reservatórios. Além disso, mesmo com o restabelecimento da energia elétrica, os reservatórios ainda estão em recuperação, afetando o fornecimento de água em diversas regiões da cidade de São Paulo e em municípios como Santo André, Mauá, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra e Itaquaquecetuba.
É importante que a população esteja ciente da situação e adote medidas de precaução e economia de recursos enquanto o abastecimento de água não for completamente normalizado.