A suspensão das atividades do programa Ruas Abertas, que acontece na avenida Paulista e no bairro da Liberdade, visa garantir uma maior fluidez no trânsito, possibilitando que os estudantes cheguem aos locais de prova de forma mais rápida e tranquila. Já as ciclofaixas de lazer, que costumam ser utilizadas por ciclistas e pedestres para atividades físicas e de lazer aos domingos, também serão interrompidas para garantir a mobilidade durante os dias de prova do Enem.
Além disso, os ônibus urbanos, trens, metrôs e linhas da EMTU terão catraca liberada entre 9h e 21h, não sendo necessária a comprovação de que os usuários farão as provas. Essa medida tem como objetivo garantir o acesso dos estudantes aos locais de prova, facilitando o deslocamento de maneira gratuita.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que intensificará o monitoramento e a fiscalização nas áreas de embarque e desembarque, a fim de garantir a segurança e a fluidez do trânsito durante os dias de prova do Enem.
O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado em dois domingos. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h nos dois dias, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h no primeiro dia, e às 18h30 no segundo dia.
No primeiro dia de prova, serão aplicadas as provas de Linguagens, que incluem português ou espanhol, de acordo com a inscrição do candidato, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Já no segundo domingo, os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Para levar o caderno de provas para casa, é necessário sair nos últimos 30 minutos de prova. Essa medida visa garantir a segurança e o sigilo das questões.