Moradores de São Paulo lotam Enel com mensagens questionando demora na restabelecimento de energia após temporal

Após 35 horas sem energia elétrica, os moradores de bairros de São Paulo estão lotando a Enel de mensagens questionando a demora para o restabelecimento do serviço. A concessionária é responsável pelo maior número de clientes sem luz após o temporal que atingiu a capital na sexta-feira (3). De acordo com a empresa, a cidade de São Paulo foi a mais afetada, com 1,4 milhão de consumidores sem energia. No entanto, neste sábado, o serviço foi restabelecido para 400 mil pessoas.

Os moradores estão reclamando não apenas da falta de energia, mas também de casos de comida estragando nas geladeiras, falta de respostas sobre o serviço, luz restabelecida em algumas ruas de bairros e não em outras, e até mesmo do suposto “sumiço” das equipes de manutenção das ruas.

Entre os afetados está o jornalista Tadeu Schmidt, atual apresentador do Big Brother Brasil, que precisou ir à casa de uma amiga para assistir à final da Copa Libertadores. Ele chamou o problema de “a saga do blecaute” e sugeriu que alguém o convidasse para ver a partida ou emprestasse um gerador.

Segundo a Enel, o vendaval acompanhado de forte temporal foi o mais forte registrado nos últimos anos em sua área de concessão e causou sérios danos à rede de distribuição de energia. A empresa afirma que suas equipes estão trabalhando 24 horas para reconstruir os trechos destruídos. Em resposta às reclamações, a Enel publicou em seu site fotos que mostram os pontos de destruição na rede de distribuição.

O prefeito Ricardo Nunes visitou o Centro de Operações da Enel e afirmou que São Paulo não registra rajadas de vento com mais de 100 km/h desde 1995, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura. Ele também destacou o grande número de árvores caídas, sendo 128 apenas no Parque do Ibirapuera, e afirmou que equipes foram destacadas para o corte e poda de árvores, além do serviço de limpeza.

O governador Tarcísio de Freitas lamentou as seis mortes causadas pelo evento climático, chamou-o de extremo e destacou o trabalho da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Sabesp para restabelecer o fornecimento de água nos locais afetados pelas quedas de energia.

A Enel informou que está restabelecendo gradualmente o serviço, dando prioridade aos casos mais críticos, como serviços essenciais. No entanto, o reparo é complexo nos pontos mais afetados e requer a substituição de cabos, postes e transformadores. Os moradores afetados continuam a aguardar o retorno da energia elétrica e esperam que o serviço seja normalizado o mais rápido possível.

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