Entre os inscritos, está o estudante Luiz Fellype da Silva Nogueira Lopes, de 19 anos, morador de Planaltina (GO) e inscrito para realizar a prova no Ceub, localizado na Asa Norte de Brasília. Mesmo sendo colocado a 58 km de casa, ele optou por fazer a prova. “Não sei se foi um erro, mas se foi, erraram muita gente lá perto de casa. Eu preferia ter feito lá”, afirmou o estudante.
No entanto, Lopes não se abalou com o trajeto e está preocupado com a redação, que considera essencial para o resultado da prova. Ele tem como objetivo conseguir uma vaga no curso de ciência da computação.
A redação também é uma das maiores preocupações dos candidatos neste primeiro dia do Enem. Eles devem escrever um texto a partir de um tema divulgado no momento da prova. O candidato Gabriel Lyra, de 21 anos, chegou quase uma hora antes da abertura dos portões para entrar no clima de concentração. Ele almeja uma vaga no curso de artes cênicas na Universidade de Brasília (UnB). “Meu curso não tem uma nota de corte tão alta, então estou confiante. Dei uma revisada e foquei na redação”, afirmou.
Outra candidata é Maria Clara Belarmino, de 28 anos, que já cursou publicidade a distância, mas não se identificou com a área. Agora, ela está realizando o Enem em busca de uma vaga no curso de serviço social e também para vivenciar o ambiente universitário. “Eu quero estar lá na UnB, a universidade é demais”, disse.
Os portões fecham às 13h e a prova tem início às 13h30. Além da redação, os candidatos também farão hoje as provas de linguagens e ciências humanas. No próximo domingo, será a vez das provas de ciências da natureza e matemática.