Chuva intensa em São Paulo causa estragos e deixa moradores sem internet e celular por mais de 21 horas

Uma tempestade de chuva intensa e ventos de 100 km/h causou estragos em todo o estado de São Paulo nesta sexta-feira (3). A tempestade deixou pelo menos seis pessoas mortas e provocou falta de energia elétrica, água e sinal de internet e celular em diversas regiões.

Bairros como Morumbi, Ipiranga, Santana, Casa Verde e Vila Formosa são alguns dos locais afetados que continuam sem conexão neste sábado (4). As operadoras Vivo e Tim informaram que equipes estão trabalhando para restabelecer os serviços o mais rápido possível, porém, não deram previsão de normalização. Já a Claro não retornou com nenhuma informação sobre a situação.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está elaborando um relatório para medir o impacto da chuva no atendimento de internet e celular em São Paulo. As empresas têm até às 17h deste sábado para informar à Anatel sobre as condições de suas redes.

A falta de internet tem causado transtornos aos moradores, atrapalhando até mesmo no trabalho e na transmissão da final da Copa Libertadores, entre Fluminense e Boca Juniors. Alguns usuários também reclamaram que a instabilidade na conexão afetou os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O problema de conexão não se restringiu apenas à capital paulista, atingindo também cidades mais distantes, como Tatuí, a cerca de 200 km de São Paulo. Além disso, houve registros de danos em cidades do interior do estado e no litoral.

Ao todo, foram registradas mais de 870 quedas de árvores em toda a cidade de São Paulo, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Alguns bairros estão sem energia elétrica há mais de 21 horas, principalmente os da zona oeste e zona sul, que amanheceram com vias bloqueadas.

Para os trabalhadores que tiveram prejuízos devido à tempestade, é possível solicitar desconto à operadora referente ao período sem conexão, desde que sejam apresentadas provas do prejuízo.

A situação continua sendo monitorada pelas autoridades competentes, que esperam que a normalização dos serviços ocorra o mais breve possível, a fim de minimizar os transtornos causados aos moradores e usuários das operadoras de telefonia e internet.

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