Transporte público no ABC terá gratuidade nos dias de prova do Enem, exceto em Mauá e Santo André

No ABC Paulista, as cidades estão se preparando para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos dias 5 e 12 de novembro, o transporte público será gratuito para os estudantes que irão realizar as provas. No entanto, algumas cidades não aderiram a essa medida.

De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), metrô, trem e ônibus terão gratuidade nesses dias, das 9h às 21h. A medida vale para todas as cidades da região, com exceção de Mauá e Santo André, que optaram por não adotar a gratuidade nos ônibus municipais.

Santo André não apresentou um motivo específico para a não adoção da gratuidade no transporte municipal. A administração apenas informou que haverá reforço nas linhas. Já Mauá justificou que a gratuidade no transporte público vale apenas para pessoas com mais de 65 anos e para aquelas que estão no sistema de transporte social, ou seja, que estão desempregadas a partir de janeiro de 2022, com direito a 20 passagens gratuitas.

Enquanto isso, nas demais cidades do ABC, a gratuidade será mantida. Em São Caetano, foi instaurado o Tarifa Zero, que oferece a gratuidade no transporte público municipal para todos. Em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, já existe a gratuidade aos domingos e feriados desde 2022. Em São Bernardo, os estudantes que forem realizar o Enem poderão garantir a gratuidade apresentando o comprovante de inscrição do exame junto com o RG, no momento do embarque. A medida valerá das 9h às 19h30.

Diadema não respondeu até o fechamento desta reportagem sobre a adesão à gratuidade no transporte público nos dias de prova do Enem.

Criado em 1998, o Enem tem como objetivo avaliar estudantes ao final do Ensino Médio e possibilitar bolsas de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

É importante que os estudantes que irão realizar as provas do Enem fiquem atentos às informações fornecidas pelo transporte público de sua cidade, para garantir o benefício da gratuidade no deslocamento até o local de prova.

Fonte: https://news.google.com/publications/CAAqBwgKMILb9QowzODcAg?ceid=BR:pt-419&oc=3

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo