O objetivo da pesquisa era verificar se o preço das roupas estava diretamente relacionado à sua durabilidade. Para surpresa de muitos, os resultados mostraram que o preço não é um indicativo confiável da qualidade e durabilidade das roupas. Muitas das peças mais baratas tiveram um desempenho melhor do que peças equivalentes com custo de até 10 vezes mais.
Esses resultados vão contra o senso comum de que roupas caras são sinônimo de qualidade e durabilidade. Por décadas, especialistas, revistas e consultoras de estilo afirmaram que valia a pena investir mais em roupas de melhor qualidade, alegando que o tecido era nobre, o acabamento de qualidade e o design atemporal.
A pesquisa abre espaço para reflexões sobre as supostas vantagens das roupas mais caras. Marcas de luxo costumam justificar seus preços elevados com a utilização de uma cadeia de produção mais sustentável, um design autoral e um atendimento personalizado. No entanto, escândalos envolvendo marcas de renome têm se tornado cada vez mais comuns, desde casos de trabalho escravo até racismo em lojas.
Por outro lado, marcas mais acessíveis têm como discurso a democratização do estilo, oferecendo oportunidades para aqueles que antes eram invisíveis para o mercado de moda. Essas marcas conseguem oferecer roupas de qualidade a preços mais acessíveis, desafiando a ideia de que apenas roupas caras são duráveis.
Apesar dos resultados surpreendentes da pesquisa, muitas pessoas ainda preferem acreditar no mito de que roupas caras são de melhor qualidade. Esse comportamento pode ser atribuído tanto ao desejo de investir em peças de luxo como a uma tentativa de aliviar a consciência por gastar mais em uma roupa.
No entanto, a pesquisa nos lembra que é importante questionar esses mitos estabelecidos e tomar decisões de consumo baseadas em nossas próprias necessidades e valores. Nem sempre o que é mais caro é o melhor, e é possível encontrar roupas de qualidade a preços mais acessíveis.
Portanto, a escolha entre roupas caras e baratas não é uma questão simples. A indústria da moda oferece opções para todos os gostos e bolsos, e cabe a cada um decidir o que faz sentido em sua vida e o que cabe em seu orçamento. A pesquisa da Universidade de Leeds nos lembra que não devemos nos deixar levar por suposições e mitos, mas sim avaliar as opções disponíveis de forma consciente e responsável.