A presidente da Comissão, vereadora Edir Sales (PSD), afirmou que a proposta de instalação da Subcomissão será discutida na próxima reunião. Ela destacou a importância de garantir mais paz, segurança e inclusão nas escolas da cidade.
Durante a reunião, o vereador Celso Giannazi (PSOL) apresentou um requerimento solicitando uma Moção de Solidariedade aos familiares e comunidade escolar da Escola Estadual Sapopemba, que foi palco de um ataque a tiros no dia 23 de outubro. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Giannazi ressaltou a necessidade de investimento em programas que promovam uma cultura de paz e incluam o ensino de habilidades sociais e emocionais, além do aumento da oferta de serviços de saúde mental focados na resolução pacífica de conflitos.
A vereadora Elaine também teve um requerimento aprovado, que busca mais informações sobre o investimento na manutenção, estruturação e ampliação das políticas de permanência estudantil na Universidade de São Paulo (USP). Ela destacou a fragilidade socioeconômica de parte dos estudantes da universidade e as diversas fragilidades estruturais expostas pela conjuntura atual.
Além das discussões sobre segurança nas escolas e permanência estudantil na USP, a reunião contou com a visita de estudantes da EMEF Rui Bloem, que apresentaram projetos desenvolvidos pela escola e fizeram reivindicações aos vereadores, como a abertura de mais uma turma para a 7ª série. Os vereadores se comprometeram a encaminhar as solicitações à Secretaria Municipal de Educação e acompanhar de perto o caso.
A reunião foi conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Edir Sales, e contou com a participação dos vereadores Dr. Nunes Peixeiro (MDB), Celso Giannazi (PSOL), Coronel Salles (PSD), Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), Luna Zarattini (PT) e Fernando Holiday (PL). Participaram também da reunião representantes da sociedade civil e da Secretaria Municipal de Educação.
A próxima reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esportes está marcada para a próxima semana, quando a proposta de criação da Subcomissão de Segurança nas Escolas deve ser discutida e votada.