Governo federal reforça policiamento no Rio de Janeiro em razão de jogos de futebol e do Enem

O governo federal anunciou que reforçará o policiamento no Rio de Janeiro durante o próximo final de semana, devido à realização de jogos de futebol e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional estarão presentes em locais com grande concentração de pessoas, como estádios e estradas.

De acordo com o ministro, os dias serão intensos no Rio de Janeiro, por isso houve o replanejamento das ações da PRF e da Força Nacional para o próximo final de semana, a fim de apoiar o governo local no policiamento ostensivo. No sábado, ocorrerá a final da Taça Libertadores da América entre Fluminense e Boca Juniors, enquanto no domingo serão aplicadas as provas do Enem. Originalmente, estava previsto também um jogo entre Vasco e Botafogo para o domingo, porém, foi transferido para segunda-feira de acordo com um acordo entre o ministro Dino e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

É importante ressaltar que na semana passada a capital fluminense foi alvo de diversos ataques criminosos. 35 ônibus e até uma cabine de trem foram queimados, causando caos em sete bairros da zona oeste, após a morte de um líder miliciano em uma operação da Polícia Civil. Em resposta, o governo federal anunciou medidas de apoio ao governo local, como o envio de homens da Força Nacional.

Além disso, o ministro Flávio Dino afirmou que é consenso o apoio das Forças Armadas no combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, porém, sem atuação nas ruas. O objetivo é que as Forças Armadas atuem em conjunto com as polícias estaduais e a Polícia Federal, através da criação de um comitê de inteligência para identificar e desmantelar as fontes de financiamento das organizações criminosas que atuam na região.

Nesta manhã, foi realizada uma reunião na Casa Civil, com a participação dos ministérios da Justiça e da Defesa, para definir como as Forças Armadas e a Polícia Federal irão apoiar o governo local. A proposta é que Exército, Marinha e Aeronáutica reforcem a segurança na fronteira do Rio com outros estados, na Baía de Guanabara, nos portos e aeroportos, respectivamente. A proposta será levada para análise e validação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em outra notícia relacionada à segurança pública, o Ministério da Justiça apresentou os resultados da Operação Virtude, que visou combater a violência contra idosos. A operação foi realizada em 25 estados e no Distrito Federal, resultando na condução de 1.007 suspeitos às delegacias, na abertura de 6 mil boletins de ocorrência, na concessão de 701 medidas protetivas de urgência e no início de investigações de homicídios, lesões corporais e violência sexual. A ação foi realizada com base em mais de 5 mil denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo