Uma das últimas iniciativas do governo é a implantação de placas solares na represa Billings, o maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo. Esse projeto da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) está em fase de pré-implantação e prevê a instalação de cinco plantas com 9 mil placas solares. A usina tem potencial para gerar 1 Megawatt de energia, o que é suficiente para abastecer cerca de 1500 residências. O investimento total é de R$ 25 milhões de reais.
Além desse projeto, o Governo de SP também tem planos para recuperar as nascentes e despoluir o Rio Tietê, o maior rio do estado. O programa IntegraTietê, que será executado até 2026, prevê um investimento de mais de R$ 5 bilhões em melhorias na rede de saneamento básico, desassoreamento, monitoramento da qualidade da água e recuperação da fauna e flora. Essas ações visam tornar o rio mais limpo e acessível para a população.
Essas iniciativas são coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), que disponibiliza no Portal de Educação Ambiental várias dicas e conceitos relacionados à sustentabilidade. No portal, é possível encontrar informações sobre o consumo consciente, economia de energia, reciclagem, entre outros temas relevantes para a preservação do meio ambiente.
Portanto, o Governo de São Paulo está cada vez mais engajado em promover a sustentabilidade em todo o estado. Com a implantação de placas solares na represa Billings e os projetos de recuperação do Rio Tietê, a gestão estadual busca garantir um futuro melhor e mais sustentável para as próximas gerações. É importante que a população também se conscientize e adote práticas sustentáveis em seu dia a dia, contribuindo para a preservação do meio ambiente.