De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o temporal ocorreu por volta das 18h e afetou uma linha de hangares que abrigam as aeronaves T-27 Tucano. Os danos foram causados pelo rompimento da estrutura devido à força do vento, resultando em danos significativos em três aeronaves e danos leves em outras oito.
A FAB informou que está realizando uma avaliação técnica detalhada para identificar todos os problemas causados pelas chuvas. O modelo de avião Tucano AT-27, fabricado pela Embraer, é utilizado pela FAB desde a década de 1980. Essa aeronave é principalmente usada para treinamento, mas também pode ser configurada com armamento.
A FAB possui mais de 130 dessas aeronaves, com sua principal base em Pirassununga. O T-27 já foi utilizado em manobras radicais pela Esquadrilha da Fumaça.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas dessa quinta-feira foram causadas pelo aquecimento e pela passagem de um cavado na região, que favoreceu a formação de nuvens do tipo cumulonimbus. Essas nuvens estão associadas a rajadas de vento e chuvas intensas.
A Defesa Civil emitiu um novo alerta de chuva para todo o estado de São Paulo, com validade a partir deste sábado até segunda-feira. Os meteorologistas da Defesa Civil alertaram para a chegada de umidade vinda do oceano e da Amazônia, o que pode ocasionar pancadas de chuva em todo o estado.
Para as regiões da Baixada Santista, Campinas, Itapeva, Serra da Mantiqueira, Sorocaba e Vale do Paraíba, são esperadas tempestades com intensidade elevada, acompanhadas por pancadas de chuva, rajadas de vento, quedas de raio e de granizo. Essas condições climáticas podem causar alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, queda de árvores e até mesmo destelhamentos.
Na capital paulista, o fim de semana será com sol entre nuvens, temperaturas em elevação e pancadas de chuva no fim das tardes, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.