Durante o lançamento do evento, o reitor da universidade, José Vicente, expressou sua felicidade e otimismo em relação à realização da Virada da Consciência. Ele destacou que, apesar das limitações da instituição, a mobilização de parceiros demonstra que as pessoas estão interessadas em resgatar a essência do país, que foi formado pela mistura de negros, indígenas e brancos. Para ele, o que antes era visto como uma desvalorização, agora se transforma em um valor de união e coesão.
Uma das ações mais importantes da Virada da Consciência será o Troféu Raça Negra, que homenageia personalidades que se destacaram no combate ao racismo e na defesa da população negra. Neste ano, o prêmio será dedicado à jornalista Glória Maria, que recebeu o troféu duas vezes e aceitou apresentá-lo em outras três ocasiões. O troféu tem um significado simbólico e espiritual muito forte, pois representa a reconstrução da autoestima do povo negro.
Além do Troféu Raça Negra, a universidade promoverá uma série de atividades ao longo da semana, incluindo o 1º Congresso Unisamba 2023, que discutirá o potencial das organizações carnavalescas de São Paulo; o 3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial, que reunirá empresas e instituições para debater o combate ao racismo no ambiente corporativo; o 12º Congresso Educacional Internacional, que abordará temas como educação, comunicação e cultura; o 8º Festival Afrominuto, que incentivará a produção de vídeos sobre diversidade étnico-racial; entre outros eventos.
A Virada da Consciência também contará com a 11ª edição da Flinksampa (Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo), que homenageará Glória Maria e discutirá a transformação do jornalismo televisivo pela jornalista. Além disso, haverá um torneio de basquete universitário, um encontro de baterias de escolas de samba e um show com grandes artistas brasileiros.
A culminância da Virada da Consciência será a cerimônia de entrega do 21º Troféu Raça Negra na Sala São Paulo. Personalidades que trabalham pela promoção da igualdade racial serão homenageadas durante o evento, que contará com a presença de autoridades, artistas e empresários engajados na causa da igualdade. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, será o orador de abertura e também receberá a estatueta.
Com uma programação diversificada e abrangente, a 6ª Virada da Consciência da Universidade Zumbi dos Palmares promete ser um evento marcante e importante na promoção da igualdade racial e valorização da cultura negra.