Além do reconhecimento financeiro, os contemplados receberão um certificado personalizado e um troféu exclusivo confeccionado especificamente para o prêmio. Também será homenageada uma instituição cultural, embora não haja premiação em dinheiro para essa categoria.
As 13 categorias que participarão do prêmio são: Arte para crianças, Artes Visuais, Circo, Teatro, Museus e centros culturais, Valorização do patrimônio cultural, Audiovisual, Incentivo à leitura, Dança, Música, Iniciativas Culturais – Terceiro Setor, Iniciativas culturais –Setor Público e Instituição Cultural.
O processo de seleção é dividido em três etapas. Na Etapa I, serão constituídas seis comissões compostas por profissionais de renome atuantes nas respectivas áreas culturais. Essas comissões serão nomeadas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Cada membro das comissões indicará cinco realizações de grande relevância para a cultura, economia e indústria criativas de São Paulo em 2022, assim como os respectivos responsáveis por cada uma dessas realizações nas categorias mencionadas, além de cinco instituições culturais.
Na Etapa II, uma comissão formada pela secretária Marília Marton e pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas selecionará, a partir das indicações feitas pelas comissões na etapa anterior, quais serão as cinco realizações finalistas em cada categoria e quem são seus respectivos responsáveis.
Por fim, na Etapa III, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, definirá os premiados em cada uma das categorias descritas, sendo uma realização ganhadora para cada categoria.
A premiação ocorrerá em um evento específico marcado para o dia 12 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes.
Com essa iniciativa, o governo do Estado de São Paulo busca não apenas reconhecer e homenagear os profissionais do setor cultural e criativo, mas também promover e incentivar a diversidade e o acesso a serviços culturais, valorizando a cultura como um dos pilares fundamentais da sociedade.