Esse documento representa dois anos de trabalho conjunto entre gestores e profissionais dos serviços de saúde para atualizar os protocolos e fluxos de atendimento e encaminhamento nas áreas de pré-natal de risco habitual, pré-natal de alto risco à gestante, mamografia, inserção de DIU, laqueadura e vasectomia (direitos reprodutivos), exame preventivo/papanicolau e violências (autoviolência provocada e violência sexual).
O objetivo desse Protocolo de Linha de Cuidado de Saúde da Mulher é disseminar informações qualificadas para fortalecer a rede de cuidados, desenvolver estratégias para reduzir os óbitos evitáveis na população feminina e ampliar a igualdade de acesso ao sistema público de saúde. Além disso, a estruturação do atendimento é realizada por meio do protocolo institucional e da educação permanente.
A médica Margareth Tangerino, responsável pela apresentação do protocolo, ressaltou que a atualização e implementação desses protocolos possibilitarão oferecer um cuidado mais acolhedor, humanizado e padronizado em toda a rede de atendimento.
Um dos destaques desse protocolo é a área de exames de mamografia. No início da atual gestão, em 2021, existia uma fila de mais de 6 mil mulheres para realizar esse exame. Porém, ao longo dos meses, foram realizados mutirões de mamografia e a demanda foi sendo absorvida. Atualmente, para os casos prioritários, o exame é realizado em até 15 dias, enquanto os procedimentos de rastreio aguardam, no máximo, três meses. Além disso, não há fila de espera para a especialidade de mastologia no município.
O secretário de Saúde, José Antônio, ressaltou que essa conquista é resultado do esforço dos profissionais de saúde em organizar a política pública e atender as mulheres com acompanhamento permanente. Ele destacou a importância de oferecer um atendimento de qualidade e reconheceu o trabalho realizado pelos profissionais de saúde.
Além disso, como parte das atividades do Outubro Rosa, a Prefeitura de Diadema realiza diversas ações de orientação e promoção da saúde ao longo do mês. Entre essas ações, destacam-se palestras sobre saúde da mulher, detecção precoce do câncer de mama e avaliação de saúde bucal, além de eventos técnicos sobre disforia, uso de acessórios e câncer de mama em pessoas trans. Também estão previstas entregas de doações para o Banco de Lenços Flávia Flores do Instituto Quimioterapia e Beleza.
Essas iniciativas demonstram o compromisso do município de Diadema em promover a saúde da mulher e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e cuidado com a saúde feminina.