Lucas Rabelo foi o grande destaque da tarde, brilhando na Explanada de Deportes de Contacto e garantindo o lugar mais alto do pódio. Com uma estratégia bem planejada e experiência em outros eventos, Rabelo somou um total de 264,65 pontos, conquistando a medalha de ouro. Em entrevista, ele declarou: “Conseguimos montar uma estratégia boa. Já tendo experiência com outros eventos, eu tinha mais ou menos noção de cada nota de cada manobra, porém as notas eram bem altas, então ficava aquela dúvida se seria tudo isso ou menos, mas graças a Deus deu tudo certo, as notas foram boas e eu consegui acertar as manobras que estava planejando”.
Além do skate, o Brasil também teve um ótimo desempenho na natação, conquistando seis medalhas no total. Guilherme Costa, conhecido como Cachorrão, foi um dos destaques ao nadar os 400 metros estilo livre em 3min46s79, estabelecendo um novo recorde Pan-Americano e conquistando a medalha de ouro.
Na prova feminina dos 400 metros estilo livre, Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto fizeram uma dobradinha histórica para o Brasil, conquistando respectivamente a medalha de prata e bronze. A americana Paige Madden ficou com o ouro e também estabeleceu um novo recorde Pan.
Outras medalhas de ouro foram conquistadas na natação pela equipe do revezamento 4×100 metros livre, formada por Guilherme Caribe, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Felipe Ribeiro. Eles nadaram em 3min13s51, deixando para trás os Estados Unidos e o Canadá.
Leonardo de Deus também subiu ao pódio, conquistando a medalha de prata nos 200 metros borboleta. E a última medalha do dia veio no revezamento 4×100 metros livre feminino, com a equipe formada por Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante e Celine Bispo, que garantiram a medalha de bronze.
Com um desempenho brilhante no skate street e na natação, o Brasil demonstrou sua força e talento nos Jogos Pan-Americanos. As conquistas do dia mostram o comprometimento e dedicação dos atletas brasileiros, que continuam buscando excelência em suas modalidades.