Número de roubos no centro de São Paulo mantém queda pela 28ª semana consecutiva, enquanto casos de furto caem 4%

São Paulo – Na última semana, o número de roubos no centro de São Paulo continuou apresentando queda, chegando à 28ª semana consecutiva de redução. De acordo com dados divulgados no relatório das Cenas Abertas de Uso, entre os dias 9 e 15 de outubro deste ano, o índice de roubos foi 33% menor do que no mesmo período de 2022 nos bairros de Campos Elíseos e Santa Cecília, áreas correspondentes aos 3º e 77º DPs.

Os números também revelaram um declínio nos casos de furto durante a semana analisada, apresentando uma queda de 4% em relação ao mesmo período de 2022. Esses resultados são essenciais para o combate à criminalidade, contribuindo para a elaboração de políticas públicas de segurança pela força policial.

Desde o final de março, quando o sistema de monitoramento foi implementado, os índices de roubo têm demonstrado uma tendência de queda constante. Na segunda semana de outubro, a redução dos roubos foi de 47% em comparação com a primeira semana de monitoramento. Já os casos de furto apresentaram uma diminuição de 17% no mesmo período.

Esses resultados positivos são fruto dos esforços da pasta de segurança pública em restaurar a região central de São Paulo. Constantemente, ações conjuntas são realizadas em parceria com outros órgãos para recuperar as áreas de uso público e proporcionar maior segurança à comunidade.

No entanto, mesmo com os números positivos, ainda há desafios a serem enfrentados. Nesta quarta-feira (18), por exemplo, policiais da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) capturaram um indivíduo no centro da capital paulista. O homem, de 39 anos, era procurado pela Justiça e apontado como integrante de uma facção criminosa. Ele possuía um mandado de prisão em aberto e tinha passagens pela polícia por homicídio, tráfico de drogas e falsificação de documentos.

A ação da Rota demonstra a importância da atuação conjunta das forças de segurança e o trabalho de inteligência para combater o crime na região central de São Paulo. Com a continuidade dessas ações e o investimento em políticas públicas eficientes, é possível manter a tendência de queda nos índices de criminalidade e proporcionar uma cidade mais segura para todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo