Gilda Sabas de Souza, moradora do bairro Promissão, vai lançar na Feira o seu livro de poesias intitulado ‘Fios do Bordado’. Essa é a terceira obra da autora, que já lançou seu primeiro livro, ‘Pedaços de Coisas’, em 1990. Gilda afirma que Diadema está presente em sua literatura, pois vive na cidade desde 1978 e é inspirada pelas suas manifestações artísticas, culturais e filosóficas.
Para Gilda, a realização da FLID é de suma importância para a cidade, pois incentiva e apoia os escritores locais, fornecendo espaços culturais para a divulgação de suas obras. Ela acredita que os escritores podem influenciar e inspirar a comunidade, principalmente as pessoas que sonham, mas não têm o conhecimento ou incentivo necessário.
Outra autora da região que irá lançar um livro na Feira é Priscilla Pinzetta, professora da rede municipal de Diadema há 15 anos. Seu livro, intitulado “Percepções de alunos com cegueira adquirida”, aborda a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência visual. Priscilla se inspirou em seu trabalho realizado em salas de recursos de escolas públicas, que atendem alunos com cegueira e baixa visão. É o seu primeiro livro, mas a autora tem planos de escrever um livro infantil em braille.
Priscilla também destaca a importância da FLID para a divulgação dos escritores de Diadema e ressalta que existem pessoas talentosas na região que precisam de oportunidades para divulgar suas obras.
Além dos lançamentos dos livros dos escritores locais, a FLID possui uma programação diversificada para o dia 21 de outubro. Outras atividades incluem aula aberta de ioga, encontro literário sobre quadrinhos e negritude, debate sobre literatura negra, intervenção artística de dança, encontro sobre cordel e contos populares, jogo sobre a publicação de livros, clube de leitura de mulheres, encontro literário da diversidade, batalhas de poesia falada e um slam exclusivamente feminino.
A Feira do Livro e Literatura de Diadema se mostra um evento essencial para valorizar e promover a literatura local, além de oferecer uma diversidade de atividades culturais para os moradores da cidade. Os escritores da região têm a oportunidade de compartilhar suas obras e inspirar a comunidade, mostrando a importância da palavra escrita e do poder transformador da literatura.