A novidade será apresentada durante a 30ª edição da Eureka, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro, no campus do IMT em São Caetano do Sul. O robô foi possível graças à inteligência artificial específica criada pelos próprios alunos, associada à API do ChatGPT, que permite ao robô conversar de forma natural com os humanos.
A inteligência artificial, campo da ciência da computação que estuda e desenvolve máquinas e programas capazes de reproduzir o comportamento humano, foi fundamental para a criação do robô. Já a API do ChatGPT é uma ferramenta que conecta os recursos do modelo de linguagem GPT a outros softwares.
A interação humano-robô promovida por esse projeto é muito interessante, uma vez que a capacidade de reconhecer emoções e conversar de forma natural pode ser útil em diversas áreas, como atendimento ao cliente, saúde e educação. Imagine, por exemplo, ter um robô capaz de identificar e compreender as emoções de uma pessoa em consulta médica, ou até mesmo em terapia.
Os estudantes responsáveis pelo projeto estão entusiasmados com a oportunidade de apresentá-lo na Eureka. Eles acreditam que a tecnologia tem muito a contribuir para a sociedade, e estão felizes em poder mostrar o resultado de seu trabalho para o público.
Para aqueles interessados em conferir o projeto e outras novidades da Eureka, a programação completa e mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento, eureka.maua.br.
A criação desse robô representa mais um avanço no campo da inteligência artificial e da interação humano-robô. É fascinante imaginar as possibilidades que essa tecnologia pode trazer para diversas áreas. Certamente, projetos como esse têm o potencial de melhorar a qualidade de vida das pessoas e trazer benefícios para a sociedade como um todo.