Estudantes brasileiros se preparam para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2024 após seletiva online

Após a conclusão da Olimpíada Brasileira de Astronomia, é a vez de definir as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2024. Mais de 28 mil estudantes do Ensino Fundamental II e Médio foram pré-selecionados para as provas da fase on-line em todo o Brasil, sendo que 37 estudantes são da região do ABC, em São Paulo.

A seletiva é composta por estudantes do Ensino Médio (nível 4) que obtiveram nota igual ou superior a sete na Olimpíada Brasileira de Astronomia, e estudantes do 9º ano (nível 3) com nota igual ou superior a nove. Além disso, é necessário que os participantes tenham menos de 20 anos de idade e não estejam cursandodisciplinas de grau universitário no próximo ano.

A fase on-line é dividida em três provas obrigatórias que acontecem em outubro, novembro e dezembro. Os estudantes têm duas horas para resolver cada prova e o grau de dificuldade aumenta a cada prova.

Os alunos com as melhores médias nas três provas on-line serão convidados para a fase presencial, que acontece em março de 2024 no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Nessa fase, serão realizadas avaliações teóricas, observacionais reais ou planetário e de carta celeste. Ao final, será definido o grupo de 40 estudantes que irá participar do Treinamento 2024, incluindo cinco meninas do Ensino Médio, cinco estudantes de escolas públicas do Ensino Médio e cinco estudantes da 1ª série do Ensino Médio com as maiores pontuações na seletiva.

Os treinamentos também serão classificatórios para escolher as duas equipes brasileiras que irão competir nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latinoamericana de Astronomia e Astronáutica. O regulamento completo está disponível no site www.oba.org.br/site.

São Paulo se destacou na XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia, conquistando mais de 1.300 medalhas nos quatro níveis da competição. No ABC, estudantes de escolas estaduais de Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo e São Caetano foram pré-selecionados para as provas da fase on-line.

A expectativa é que o Brasil tenha um ótimo desempenho nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2024, representando o conhecimento e a dedicação dos jovens estudantes brasileiros na área de astronomia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo