Governo federal prioriza educação infantil e implementa medidas para fortalecer ensino integral e merenda escolar.

O senador Paulo Paim (PT-RS) enfatizou a importância da educação infantil e ressaltou que o governo federal está priorizando esse tema. Em seu pronunciamento realizado ontem (17), o parlamentar mencionou várias iniciativas tomadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para melhorar a qualidade da educação das crianças brasileiras.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo governo foi o reajuste do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, o que beneficiará cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes. O aumento do suporte à merenda escolar é uma ação importante que demonstra a preocupação do governo com a nutrição adequada dos estudantes.

Além disso, o senador destacou a retomada de obras de creches e escolas por meio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica. Para esse fim, o governo disponibilizará R$ 4 bilhões até 2026, beneficiando 450 mil estudantes.

Outro programa que mereceu destaque foi o Programa Escola em Tempo Integral, aprovado pelo Senado em julho deste ano. Por meio do PL 2.617/2023, a União poderá financiar a abertura de matrículas em período integral nas escolas de educação básica, transferindo recursos para estados e municípios. Essa iniciativa fortalece a capacidade das instituições de oferecerem educação em tempo integral, garantindo que as crianças passem o dia inteiro na escola e tenham acesso a refeições adequadas.

Outras medidas também foram anunciadas por Paim. O governo se comprometeu a levar internet de qualidade para 139 mil escolas públicas de todo o Brasil até 2026. Além disso, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado, com o objetivo de financiar ações para promover a alfabetização de todas as crianças do país.

Essas ações demonstram o comprometimento do governo com a educação infantil e trazem perspectivas promissoras para a qualidade da educação no Brasil. O investimento em merenda escolar, a retomada das obras de creches e escolas, a implantação do programa de escolas em tempo integral, a disponibilização de internet nas escolas e o foco na alfabetização são medidas fundamentais para o desenvolvimento educacional do país. Com essas iniciativas, espera-se que crianças e adolescentes tenham acesso a um ensino de qualidade e melhores condições para o seu crescimento e desenvolvimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo