Começa em Brasília a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica com o tema “Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil”.

Começa nesta segunda-feira (16) em Brasília a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, evento gratuito que tem como objetivo divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre essa modalidade educacional. O encontro, que vai até o próximo dia 22, será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Com o tema “Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil”, a terceira edição busca desenvolver novas perspectivas a partir do intercâmbio de informações e ideias e da partilha de conhecimento. A ideia dos organizadores é estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, relacionando-o com o futuro e a conexão com a educação profissional e tecnológica.

Durante o evento, serão apresentados mais de 280 projetos nos estandes, além de oficinas rápidas para o público em geral e uma área exclusiva para projetos de inovação e da cultura maker. Os espaços da mostra tecnológica serão de livre acesso, mas para assistir a seminários, oficinas, workshops e mesas-redondas será necessário fazer inscrições através da internet.

Mais de 50 instituições participarão da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, incluindo institutos federais, redes estaduais de Educação, escolas técnicas vinculadas às universidades, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Haverá também unidades móveis educacionais interativas de instituições da educação profissional e tecnológica, como o Laboratório Itinerante para Difusão Científica do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a unidade móvel sobre as tecnologias de manufatura digital do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e o Planetário do Instituto Federal do Acre (Ifac).

A programação do evento inclui eventos de futebol de robôs, vivência de terapias orientais, introdução à robótica, programação 3D, produção de biscoitos com carapaças de camarão, artes com conchas, classificação dos grãos e da bebida de café, entre outros. Também estão previstos workshops sobre desenvolvimento da rede federal e sobre propostas metodológicas para a EPT. Além disso, serão apresentados diversos projetos expostos nos espaços do evento, como o mapa interativo do Brasil em relevo do Instituto Federal de Farroupilha (IF) e a cabeça robótica para interação e imitação afetiva e o mapeamento aéreo com utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) e de Machine Learning, ambos do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, ressalta que o evento é uma oportunidade para traçar estratégias e diretrizes para uma educação mais cidadã, inclusiva e inovadora. A educação profissional e tecnológica, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tem como objetivo preparar os jovens para o exercício de profissões, inserindo-os no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Ela engloba cursos de qualificação, técnicos, tecnológicos e de pós-graduação, buscando o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.

A programação completa pode ser acessada no site do MEC. Portanto, essa é uma oportunidade única para conhecer e valorizar a educação profissional e tecnológica no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo