No último sábado (7), os combatentes do grupo islâmico mataram 700 israelenses e sequestraram dezenas de pessoas em um dos ataques mais letais das últimas décadas, o que levou Israel a retaliar com ataques ao enclave palestino de Gaza.
Embora órgãos reguladores, como a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia e a autoridade de aviação de Israel, tenham pedido às companhias aéreas que fossem cautelosas na região do espaço aéreo, os voos ainda não foram suspensos.
A autoridade de aviação civil de Israel, por sua vez, pediu às companhias aéreas que revisem as informações atuais sobre segurança e ameaças durante o conflito, além de ter alterado algumas rotas de tráfego aéreo. A autoridade também alertou para possíveis atrasos e aconselhou as companhias aéreas a transportarem combustível extra.
No último domingo (8), as companhias aéreas norte-americanas United Airlines, Delta Airlines e American Airlines suspenderam os voos diretos após os avisos de precaução emitidos pela FAA.
Essas companhias aéreas, que normalmente operam serviços diretos a partir de grandes cidades como Nova York, Chicago, Washington, DC e Miami, informaram que cancelaram voos e estão monitorando a situação de perto.
Na Europa, a Air France e a Finnair da Finlândia também suspenderam os voos diretos para Tel Aviv.
Do lado britânico, a easyJet suspendeu os voos para Tel Aviv no domingo e nesta segunda-feira, e anunciou que ajustará os horários nos próximos dias para melhor acomodar os passageiros.
A transportadora húngara Wizz Air decidiu cancelar os voos de e para Tel Aviv até segunda ordem.
Desta forma, fica evidente que várias companhias aéreas internacionais estão tomando medidas para proteger a segurança de seus passageiros, aguardando até que as condições na região melhorem antes de retomar seus serviços. A suspensão ou restrição dos voos é uma resposta direta ao ataque do Hamas contra Israel e busca evitar qualquer risco adicional aos passageiros durante este período de conflito.