Gabriel Casagrande conquista décima vitória na Stock Car e mostra determinação para bicampeonato

Gabriel Casagrande demonstrou mais uma vez sua determinação em conquistar o bicampeonato da Stock Car. No último domingo, dia 8, o piloto da A.Mattheis Vogel venceu a corrida 1 da nona etapa, que aconteceu no Autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires. Essa foi a décima vitória na carreira de Casagrande e a terceira nesta temporada. Felipe Fraga, da Blau Motorsport, e Gianluca Petecof, da Full Time, completaram o pódio. Essa formação do top-3 se repetiu em relação à corrida 1 da etapa anterior, que ocorreu no Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

Logo no início da prova, Fraga largou e abriu uma grande vantagem. Petecof tentou se defender de Casagrande, mas o campeão de 2021 encontrou uma brecha para ultrapassá-lo. Quem também perdeu posições foi o argentino Matías Rossi, da Full Time, que acabou sendo ultrapassado por Thiago Camilo, da Ipiranga Racing.

O uruguaio Santiago Urrutia, estreante na Cavaleiro Motorsport em substituição a Raphael Teixeira, rodou e saiu da pista. O carro de segurança foi acionado, impedindo a entrada dos pilotos nos boxes. Urrutia precisou abandonar a prova. Quando as paradas nos boxes foram liberadas, os pilotos da frente aproveitaram para fazer suas paradas antes. Na retomada da corrida, Casagrande conseguiu superar Fraga.

Faltando apenas cinco minutos para a última volta, Fraga tentou se defender de Casagrande, que liderava o campeonato. Mais atrás, Dudu Barrichello, da Mobil Full Time, iniciou uma boa ofensiva contra Matías Rossi. Quando encontrou uma brecha, Guilherme Salas, da KTF Sports, aproveitou para ultrapassar Thiago Camilo, que ocupava a terceira posição.

Enquanto Casagrande aumentava sua vantagem em relação a Fraga, Salas conseguiu ultrapassar Dudu Barrichello e se afastar dos demais pilotos do pelotão intermediário. Rossi perdeu posição para Ricardo Maurício, da Eurofarma, e Rafael Suzuki, da Pole Motorsport. Essa foi uma decepção para o argentino, que havia tido bons treinos na sexta-feira e um classificatório razoável no sábado. Sua estratégia, então, foi focar na corrida 2, diminuindo o ritmo e tentando obter uma boa posição na segunda prova, já que os dez primeiros do grid final têm suas posições de largada invertidas. A estratégia também foi utilizada por Rubens Barrichello, da Mobil Full Time, que largou em 14º lugar e terminou em nono.

Daniel Serra, da Eurofarma, viu suas chances de brigar pelo campeonato diminuírem, já que ele terminou a corrida em 20º. O resultado de Ricardo Zonta, da RCM, que era o terceiro colocado antes da etapa de Buenos Aires, também ajudou Casagrande a se isolar na liderança do campeonato.

Com relação ao resultado da corrida 1, Gabriel Casagrande ficou em primeiro lugar, seguido por Felipe Fraga em segundo e Gianluca Petecof em terceiro. Thiago Camilo, Guilherme Salas, Eduardo Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Matías Rossi, César Ramos, Felipe Massa, Marcos Gomes, Felipe Baptista, Nelsinho Piquet, Rodrigo Baptista, Denis Navarro, Julio Campos, Allam Khodair, Daniel Serra, Cacá Bueno, Gaetano Di Mauro, Lucas Foresti, Tony Kanaan, Bruno Baptista, Sergio Jimenez, Enzo Elias, Ricardo Zonta, Lucas Kohl e Santiago Urrutia completaram as posições seguintes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo