Estudantes de Pedagogia criam material inovador para capacitação de professores do Ensino Fundamental na inclusão de alunos com TEA

Alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, polo Uirapuru, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), desenvolveram um projeto integrador com o objetivo de promover o protagonismo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na assimilação do currículo escolar. A proposta busca aumentar a inclusão de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental, da EMEF Teófilo Benedito Ottoni, que possuem essa condição.

O projeto, intitulado “Utilizando tecnologias para promover o protagonismo de crianças com TEA na assimilação do currículo escolar”, foi realizado pelos alunos Djanira Silva, Ilma Hernandes, Luana de Almeida, Luiz Naressi, Marisa de Amorim, Máxima Rocha e Nadijane dos Santos, sob a orientação da professora Marina Biazotto Frascareli. O objetivo principal foi desenvolver um minicurso virtual como forma de capacitação continuada para os professores, além de desenvolver novas técnicas pedagógicas e materiais didáticos voltados para a integração dos alunos com TEA.

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta a comunicação, a interação social, o comportamento e a habilidade cognitiva das pessoas. Esses estudantes podem apresentar sintomas leves a graves e enfrentar dificuldades em acompanhar os programas escolares tradicionais. Por isso, é fundamental criar estratégias específicas para incluí-los no currículo regular.

Para desenvolver o projeto, os alunos utilizaram uma metodologia de pesquisa qualitativa, que incluiu entrevistas com especialistas na área, como professores, psicólogos e pedagogos. Além disso, eles participaram das aulas e realizaram um estudo de caso, acompanhando de perto alunos com TEA para compreender melhor suas necessidades.

A elaboração do minicurso foi baseada na análise dos dados coletados, utilizando como referência a plataforma educacional “Eu Sou AUTS”, um site infantil interativo com conteúdo lúdico e didático apropriado para alunos com TEA. O minicurso é dividido em cinco módulos, que incluem materiais de leitura, reflexão e videoaulas com especialistas. Ao todo, o curso possui uma carga horária de 15 horas.

A recepção do projeto pelos professores da EMEF Teófilo Benedito Ottoni foi bastante positiva, demonstrando entusiasmo com a iniciativa. O projeto apresentou um grande potencial educacional no apoio e atenção aos alunos com TEA, auxiliando no desenvolvimento de habilidades de comunicação, socialização e trabalho em grupo.

Para mais informações sobre o projeto, é possível assistir ao vídeo do Projeto Integrador no link fornecido. O trabalho dos alunos demonstra a importância de buscar soluções inclusivas e adaptadas para atender às necessidades dos alunos com TEA, promovendo uma educação mais igualitária e acessível para todos.

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