As Carretas de Mamografia oferecem exames gratuitos de mamografia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres entre 50 e 69 anos, sem necessidade de pedido médico ou agendamento prévio. Porém, mulheres na faixa etária entre 35 e 49 anos, além das que possuem mais de 70 anos, também têm a possibilidade de realizar o exame mediante apresentação de solicitação médica, RG e Cartão Nacional de Saúde (popularmente conhecido como cartão do SUS).
O principal objetivo do programa Mulheres de Peito é incentivar as mulheres a fazerem o exame de mamografia para um diagnóstico precoce e tratamento eficaz do câncer de mama.
Uma moradora de Mongaguá, Luzia Malaquias dos Santos, de 42 anos, conta que já utilizou o serviço no ano passado e que este ano teve a oportunidade de realizar a mamografia novamente, em uma das carretas. Segundo ela, a mamografia é muito importante para detectar rapidamente qualquer nódulo e, por isso, sempre que tem a chance de fazer o exame, não hesita em procurar as carretas.
Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exceto em feriados. As unidades móveis têm capacidade para atender até 50 pacientes por dia durante a semana e 25 pacientes aos sábados.
O acesso ao serviço é simples: basta comparecer à carreta com documento de identificação, cartão do SUS e, para mulheres entre 35 e 49 anos, é necessário também apresentar a solicitação médica. O atendimento é por ordem de chegada. As atividades das carretas são financiadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e, até setembro deste ano, já receberam um total de R$ 5,7 milhões em repasses.
As Carretas da Mamografia têm desempenhado um papel fundamental na prevenção e combate ao câncer de mama em São Paulo, levando exames gratuitos e de qualidade para diversas regiões do estado. A meta é que o programa possa expandir ainda mais sua atuação, garantindo assim que cada vez mais mulheres tenham acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequado.