A sanção da lei foi celebrada por todos os membros da GCM de São Caetano. Um exemplo disso é a GCMF 1ª classe Vanessa Herrera Pacheco, que faz parte da corporação há 24 anos, desde a primeira turma de guardas mulheres. Vanessa atualmente ocupa o cargo de chefe da Divisão Operacional, que é responsável pelo planejamento de operações, emissão de ordens de serviços, coleta de estatísticas e atividades diferenciadas.
Além do novo estatuto, o Programa São Caetano Mais Segura contempla outras medidas importantes, como a renovação da frota da GCM com a aquisição de 27 viaturas, a abertura de concurso público para a contratação de 94 guardas, a criação de mecanismos de valorização dos guardas municipais, como a Bonificação de Resultados e a Tropa Especial, a ampliação da Atividade Diferenciada e o aumento de 76% no Vale-Refeição dos membros da corporação.
Essas iniciativas têm como objetivo principal garantir uma cidade mais segura para os cidadãos de São Caetano. O investimento expressivo no programa reflete o compromisso da administração municipal com a segurança pública e o reconhecimento da importância da atuação da GCM. O novo estatuto irá proporcionar uma maior organização e disciplina na corporação, contribuindo para um trabalho mais eficiente e qualificado. Além disso, as melhorias nas condições de trabalho e o reconhecimento dos profissionais são fundamentais para o fortalecimento da guarda municipal e para o aumento da segurança e bem-estar da população.