Para realizar a inscrição, os pais precisam apresentar alguns documentos, como certidão de nascimento, RG ou CPF da criança, RG e CPF do responsável e comprovante de endereço. Em Diadema, por exemplo, as inscrições ainda estão abertas para crianças a partir dos quatro e cinco anos. Os pais devem comparecer em uma das escolas de Educação Infantil do município. Além dos documentos mencionados, é necessário também apresentar a cópia da carteirinha de vacinação.
No município de Mauá, as inscrições estão abertas desde o dia 12 de setembro e são destinadas a crianças de zero a cinco anos, tanto em creche quanto em pré-escola. O responsável deve realizar a inscrição por meio de um link disponibilizado no site da Prefeitura. A divulgação das listas públicas e convocação para matrículas será feita no dia 20 de novembro, com período de matrículas de 21 de novembro a 15 de dezembro.
Em Ribeirão Pires, as inscrições para crianças a partir dos quatro e seis anos estão abertas até o final do ano. O processo de matrícula é realizado diretamente na unidade escolar desejada, sem necessidade de agendamento. O município prevê a abertura de mais de 164 novas vagas de tempo integral nas escolas, graças aos recursos recebidos pelo Ministério da Educação.
Santo André iniciará as matrículas para o ano letivo de 2024 no dia 16 de outubro. O processo de matrícula varia de acordo com a faixa etária, sendo creche (0 a 3 anos) e Educação Infantil (4 a 5 anos). O pré-cadastro para a Educação Infantil e creches termina em 29 de setembro. As vagas disponíveis serão divulgadas nas unidades escolares em breve.
Em São Caetano, as inscrições para a Educação Infantil também estão abertas até o dia 2 de outubro. Além dos documentos necessários, é preciso comprovar que o aluno reside no município. As inscrições devem ser feitas pelo Portal da Educação, e a pré-inscrição deve ser validada até o dia 20 de outubro. A partir do dia 1º de dezembro, os pais receberão um e-mail informando a escola para a qual o aluno foi encaminhado e a data para efetivação da matrícula.
Em São Bernardo, o período de inscrição já foi encerrado, e a matrícula ocorrerá de 1º a 14 de novembro para a Educação Infantil. Já a renovação de matrículas para o ensino fundamental I e II acontecerá de 16 a 24 de novembro.
A Prefeitura de Rio Grande da Serra não respondeu até o fechamento da reportagem, portanto, é necessário ficar atento às informações divulgadas pelo município.
Essas oportunidades oferecidas pelas prefeituras municipais são uma ótima maneira de garantir a educação de qualidade na fase inicial da vida de uma criança. Pais e responsáveis devem se informar sobre o prazo e os documentos necessários para as inscrições, a fim de não perderem essa chance de assegurar o futuro de seus filhos.