O vereador Riva argumenta que as novas moradias podem acarretar problemas em equipamentos municipais, e a população está preocupada com esses impactos. Segundo ele, a empresa MRV não tem sido transparente sobre as licenças e contrapartidas do empreendimento para a população.
Outro destaque da reunião da Comissão foi a aprovação do Projeto de Lei (PL) 568/2019, de autoria do ex-vereador Reis (PT) e coautoria do vereador João Ananias (PT), que trata da criação do selo socioambiental de empresas. O objetivo do selo é premiar e incentivar empresas que atuem movidas por princípios democráticos e contribuam para o desenvolvimento civilizatório da cidade de São Paulo.
Além disso, foi aprovado o Projeto de Resolução (PR) 39/2021, de iniciativa do vereador Marcelo Messias (MDB) e coautoria do vereador Rubinho Nunes (UNIÃO) e do ex-vereador Faria de Sá (PP), que cria a Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas no Município de São Paulo. A frente terá o objetivo de estudar não só as mudanças climáticas, mas também o impacto delas na cidade, especialmente em relação ao calor e os alagamentos.
A vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) destacou a importância da criação da Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas como forma de combater o negacionismo em relação à emergência climática e aos impactos dos combustíveis fósseis no meio ambiente.
Outro assunto abordado na reunião foi a convocação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) e da presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Ribeiro Duarte Lisboa, para prestar esclarecimentos sobre a greve realizada por metroviários e funcionários da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) na terça-feira (3/10).
A reunião contou com a presença dos vereadores Rubinho Nunes (UNIÃO), Arselino Tatto (PT), Fabio Riva (PSDB), Silvia da Bancada Feminista (PSOL), Marlon Luz (MDB), Sansão Pereira (REPUBLICANOS) e Rodrigo Goulart (PSD).
Essas foram as principais decisões tomadas pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente nesta quarta-feira. O objetivo é buscar soluções para os problemas urbanos e ambientais e garantir um desenvolvimento sustentável para a cidade de São Paulo.